A geladeira possui a função de resfriar os alimentos de uso rápido e congelar aqueles que serão consumidos a longo prazo. Por isso, é preciso saber qual a temperatura ideal da geladeira para evitar que os alimentos se percam.
Neste artigo você vai saber como regular a temperatura do seu refrigerador e manter a economia de energia.
Boa leitura!
Nível de temperatura ideal da geladeira: conheça os principais
A temperatura ideal da geladeira é regulada através do termostato, geralmente apresentando cinco níveis. Quando a temperatura do ambiente está mais quente, é necessário aumentar a temperatura interna da geladeira para que os alimentos não se percam.
Se o tempo está mais frio, não é necessário colocar a temperatura no nível 4 ou 5, o que forçaria ainda mais o funcionamento da geladeira. Vamos conhecer a seguir os níveis de temperatura do refrigerador:
Nível 1 e 2
É ideal para os dias mais frios, abaixo dos 18 °C a 30 °C. Além de manter os alimentos resfriados, os níveis 1 e 2 são indicados para os dias em que há poucas aberturas de porta, em dias normais de uso.
Nível 3
É indicado para os dias de abertura de porta um pouco mais intensos, porém, com temperatura ambiente de até 30 °C. É ideal também para quando a geladeira está um pouco mais cheia e necessita de mais refrigeração.
Nível 4
Esse é o nível de resfriamento máximo da geladeira, indicado para temperaturas acima de 30 °C, em dias em que há eventos em casa, muitas aberturas de portas em dias quentes.
Nível 5
O nível 5 é considerado turbo ou super frio, usado quando a temperatura ideal da geladeira precisa resfriar rapidamente os alimentos, bebidas e até mesmo para gerar gelo rápido.
Ela funciona bem nesse modo entre uma a três horas, ou seja, entende-se que você precisa da geladeira gelando bem durante esse período.
Após o uso, recomenda-se que você regule novamente a temperatura para o nível médio, observando a temperatura ambiente para economizar energia elétrica.
Como regular a temperatura do refrigerador?
Depende do modelo da sua geladeira. Nas mais tradicionais, o termostato fica próximo da iluminação do aparelho na parte interna. Nas mais modernas, como a geladeira inverse, há um controle digital na parte externa.
Nesse caso, basta regular o termostato de acordo com as indicações que citamos anteriormente e deixar que o aparelho funcione normalmente para resfriar os alimentos e bebidas.
E se o termostato apresentar problemas, como resolver?
Se estamos falando de temperatura, é necessário observar o funcionamento do termostato da sua geladeira.
Basicamente, o termostato possui dois componentes: os reguladores e os sensores. Os primeiros servem para controlar a oscilação de temperatura, já os sensores indicam o alcance da temperatura.
Devido ao tempo de uso da geladeira, um mau funcionamento do aparelho ou mesmo defeito de fábrica, o termostato acaba impedindo o total desempenho do refrigerador.
Os principais sinais de alerta ou problemas que essa peça pode apresentar, são:
- Dreno entupido (geladeira vazando água)
- Refrigerador não está gelando direito
- Vazamento de gás
- Lâmpada queimada
- A temperatura não está sendo regulada corretamente
- Compressor não liga ou fica sempre ligado
- Presença de gelo no termostato
Para resolver o problema, é necessário realizar alguns testes no aparelho e constatar a origem do defeito. Por segurança, a melhor forma de resolver é chamando um especialista na área, que irá analisar a situação e até mesmo trocar o termostato do refrigerador.
Mas, atenção: o termostato trocado precisa ser uma peça confiável e compatível com o seu aparelho para evitar que o problema volte.
Como economizar energia elétrica usando a geladeira nos diferentes níveis de temperatura?
Quando se entende a necessidade de utilização da geladeira, fica muito mais fácil regular a temperatura adequada.
Ao observar a temperatura ambiente, manuseie o termostato do aparelho de acordo com a necessidade:
- Em dias mais quentes, é preciso mantê-la nos níveis 3, 4 ou 5, que conseguem manter a temperatura interna normalmente
- Nos dias mais frios, o indicado é manter a temperatura nos níveis 1 e 2
- Além disso, deve-se evitar abrir a porta da geladeira sem necessidade, retirando tudo o que precisa de uma só vez
- Mantenha o refrigerador sem excesso de alimentos na parte interna, armazenando os itens que a família precisa sem desperdícios (inclusive de energia elétrica).
Se você está em busca de profissionais qualificados para consertar a sua geladeira, entre em contato agora com a Assistência Técnica BH. Estamos prontos para te atender!