Ter uma adega em casa é uma experiência sem igual. Além de armazenar seus vinhos e manter o sabor delicioso de cada garrafa, o eletrodoméstico também adiciona aquele charme especial ao ambiente. Para aproveitar completamente seus recursos, é importante conhecer a temperatura ideal da adega para cada tipo de vinho.
Você já sabe como guardar vinhos na adega da sua casa? Na verdade, não tem muito segredo. O importante é compreender que cada vinho tem suas características e, portanto, também demanda armazenamento em temperaturas distintas.
Se você quer saber a temperatura ideal da adega e como manter os seus vinhos em perfeito estado, continue acompanhando!
Quais as propriedades do vinho?
Para começar a entender mais sobre a deliciosa bebida que conquista muitos paladares, é importante conhecer suas propriedades. O vinho tem acidez, corpo e tanino, características que influenciam também em sua temperatura de armazenamento. Mas o que significam essas palavras?
Acidez
Bem, a acidez você já conhece: pense em um suco de limão. Ele “prega” na nossa boca, não é verdade? No vinho, isso também existe. O equilíbrio da acidez é um dos fatores que determinam o sucesso da bebida.
Corpo
Além dela, há também o corpo. Isto é, a robustez do líquido, se ele é mais leve ou pesado. Imagine o leite desnatado: ele é mais leve e aguado. Já a mesma bebida na versão integral tem mais corpo, é mais pesada e gordurosa. O mesmo acontece com o vinho.
Tanino
Por fim, o tanino é aquilo que causa a sensação de secura quando degustamos um vinho. É uma substância natural que encontramos na casca da uva e traz uma sensação similar a de comer uma banana verde. Vinhos brancos têm pouquíssimo ou nenhum tanino.
Uvas com pele mais fina têm o corpo mais leve e pouco tanino. Já os vinhos Cabernet, Sauvignon ou Malbec apresentam corpo médio a robusto. Uvas com a pele mais grossa geralmente têm mais tanino!
Qual a temperatura ideal da adega?
A temperatura ideal varia conforme o corpo de cada vinho. Dessa maneira, vinhos tintos leves, tintos de grande corpo e brancos exigem armazenamentos distintos.
Tintos leves, elaborados com uvas Pinot Noir e Gamay, por exemplo, devem ser servidos entre 14 ºC e 16 ºC. Já os tintos mais encorpados, como os da uva Cabernet, Sauvignon e Syrah, entre 16 ºC e 18 ºC. No caso dos brancos leves, o ideal é servi-los um pouco mais frios: de 7 ºC a 9 ºC.
Caso o vinho esteja muito gelado, entre 9 ºC e 10 ºC, tende a ser mais difícil de perceber e degustar o sabor. Já se estiver sob altas temperaturas, como 25 ºC, o álcool dominará.
Um detalhe é que, quanto mais baixa a temperatura do vinho, mais o tanino e o amargor se evidenciam. Assim, quanto mais leve o vinho, menor a temperatura de manutenção na adega. Quanto maior o grau de acidez, maior. Especialistas consideram que 18 ºC é um bom limite para qualquer tipo de vinho na adega.
Os espumantes também preferem temperaturas mais baixas, podendo chegar até os 4 ºC. Os vinhos rosé, por sua vez, devem ficar entre 9 ºC e 12 ºC.
Se você não tem uma adega, pode colocar as garrafas no freezer pouco antes de servir.
Posso guardar vinhos diferentes na mesma adega?
Se você tem somente uma adega e diversos vinhos, saiba que é possível armazená-los no mesmo espaço. Alguns eletrodomésticos conseguem manter temperaturas distintas em seu interior.
No caso de vinhos tintos, por exemplo, você pode deixar os termômetros um pouco mais elevados. Caso tenha um vinho branco para armazenar na mesma adega, pode deixá-lo em outra prateleira com uma temperatura mais baixa.
Caso o seu eletrodoméstico não tenha essa tecnologia, vai uma dica: deixe as garrafas de vinho tinto nas primeiras prateleiras, devido à maior temperatura, e os brancos embaixo. Isso porque, nesse último compartimento, há maior concentração de ar frio.
Depois deste conteúdo, você já sabe exatamente como armazenar o seu vinho corretamente! Esperamos que aproveite para degustá-lo como manda o figurino.
Com o friozinho chegando, também é importante manter a sua adega ainda mais bem cuidada. Saiba como economizar energia com eletrodomésticos no inverno e, assim, proteja o seu bolso!
Sua adega parou de funcionar e não sabe o que fazer? Basta acionar o conserto do eletrodoméstico junto a uma equipe especializada. A Assistência Técnica BH garante profissionalismo e sua total segurança durante todo o atendimento.