Você chega em casa do trabalho, abre a geladeira e pega um refrigerante para se refrescar do calor, mas percebe que ele está quente. Essa situação pode acontecer a qualquer pessoa, fazendo-a se questionar o que aconteceu: por que a geladeira não gela? Muitas são as causas para isso acontecer, mas cada uma deve ser avaliada com cuidado por profissionais qualificados a fim de resolver o problema. Saiba mais neste artigo!
Geladeira não gela: causas mais comuns
A geladeira é um item que usamos bastante em casa, já que é um aparelho responsável por refrigerar e conservar os alimentos e bebidas.
Nesse sentido, quando ela não gela, causa um grande transtorno à família. Listaremos a seguir as principais causas para a geladeira apresentar defeito e não gelar direito:
Ajuste da temperatura
A temperatura da geladeira precisa ser ajustada de acordo com a necessidade. Nos dias mais quentes, a temperatura precisa ser regulada para a média ou máxima. Já nos dias mais frios, a temperatura mínima é o suficiente.
É preciso observar também quando a geladeira está muito cheia, já que ela precisa de estar em uma temperatura mais elevada para facilitar o resfriamento dos alimentos e bebidas.
Como resolver: se a geladeira não gela, é necessário ajustar a sua temperatura observando os dias mais quentes, frios e amenos, bem como quando o aparelho está cheio.
Nesse último caso, tente distribuir melhor os alimentos na parte interna, evitando que o refrigerador fique sobrecarregado. Essa também é uma excelente dica para economizar energia elétrica.
Porta aberta com frequência ou mal fechada
Abrir a porta da geladeira várias vezes também prejudica o seu funcionamento normal, pois, o resfriamento será prejudicado e aumentará até mesmo o consumo de energia.
Como resolver: a cada abertura de porta, é preciso verificar se ela está bem vedada para evitar a interferência do ar externo na parte interna da geladeira, prejudicando o resfriamento.
Sujidades na condensadora
Em refrigeradores onde a condensadora fica mais evidente, uma vez que são os tubos na parte de trás na grade da geladeira, por onde o gás passa e mantém o resfriamento do aparelho, pode facilmente acumular partículas de sujeira, impedindo o bom funcionamento da mesma.
Como resolver: para limpá-la, basta passar um pano úmido (apenas com água) em toda a parte da condensadora a fim de retirar as partículas de sujeira e pó. Fazendo isso, observe se resolveu o problema.
Borracha da porta desgastada
Uma das causas da geladeira que não gela é a borracha desgastada da porta. Esse problema é comum e aparece devido ao uso constante do aparelho, mas precisa ser trocada.
Como resolver: basta solicitar a troca da borracha com uma assistência técnica e loja de peças para geladeira e assim ela voltará a funcionar normalmente.
Resistência queimada
A placa fria presente nas geladeiras auxilia no resfriamento do aparelho, chamada também de condensador. Quando ele desliga, a resistência existente na placa esquenta para eliminar o excesso de gelo.
Porém, quando essa resistência queima, a placa não consegue resfriar e o aparelho superaquece. Por consequência, a geladeira não gela.
Como resolver: nesse caso, apenas a assistência técnica consegue avaliar o aparelho e assim trocar a peça para mantê-la funcionando. Fique até o final deste artigo e indicaremos a melhor empresa da área de conserto de geladeiras.
Gás vazando
A condensadora (na parte de trás do seu refrigerador) possui um gás que passa pelos tubos e resfria a parte de baixo e de cima da geladeira. Se há algum vazamento ou furo nesse ponto, o aparelho não funcionará direito.
Como resolver: esse também é um problema que a assistência técnica resolve. O técnico vai avaliar a situação, a causa do problema e tentar vedar o vazamento. Pode ser necessário repor o gás na parte interna da condensadora para que a geladeira funcione bem de novo.
E por falar em assistência técnica, somos profissionais atuantes em BH e consertamos diversos aparelhos eletrônicos, incluindo geladeiras. Nossos clientes confiam no trabalho que prestamos e assim somos referência na área.
Não desista de sua geladeira! Solicite um orçamento conosco e deixe-nos avaliar a situação. A maioria dos refrigeradores tem potencial para durarem por muitos anos. Contate-nos agora mesmo!