Sua geladeira parou de funcionar ou gela pouco? Existem muitas causas para o seu eletrodoméstico apresentar mau funcionamento. O tempo de uso é um deles, mas alguns hábitos diários estão no topo da lista das geladeiras com defeito. Assim, avaliar o caso do seu refrigerador para descobrir a fonte é muito importante, afinal ninguém quer uma geladeira com defeito.
O conserto de geladeira pode ser o caminho mais simples para uma geladeira com defeito. Mas saiba que nem sempre ele será necessário! Seja a sua geladeira frost free ou não, acompanhe este post e entenda qual pode ser o problema do seu eletrodoméstico.
Geladeira com defeito: qual será o motivo?
O primeiro passo quando notar que sua geladeira não funciona é verificar se o plugue está corretamente ligado na tomada. Caso o equipamento já esteja conectado e ainda assim apresente falhas, é sinal de que o problema é outro. Vamos lá?
1) Porta da geladeira mal fechada
É possível que a porta de seu refrigerador esteja impedindo que ela feche. Isso é um problema, uma vez que todo o ar frio precisa estar concentrado no interior do aparelho. Assim, confira se existe algum objeto bloqueando a porta. Quem sabe o problema está naquela panela maior que quase não cabe nas prateleiras?
Por conta desses pequenos detalhes, é muito importante manter a boa organização da geladeira.
2) Borracha de geladeira gasta causa defeito no eletrodoméstico
Você sabia que aquela borracha na porta de sua geladeira é um item indispensável para o bom funcionamento? Pois é! Isso porque ela atua na vedação do eletrodoméstico e permite que o ar frio fique guardado lá dentro. Se a geladeira começa a gelar pouco, isso pode indicar o desgaste da peça. A solução é adquirir uma nova borracha e contar com ajuda para fazer a substituição adequada.
3) Abertura frequente da porta da geladeira
Um erro muito comum nos lares que têm geladeira é abrir a porta do equipamento com muita frequência. O ato acaba prejudicando o funcionamento do eletrodoméstico, já que a borracha acaba sofrendo desgastes e o ar escapa mais facilmente.
Assim, procure mudar esse hábito e alerte a família toda para o novo cuidado com o refrigerador. Ah, e também espere a comida esfriar antes de guardá-la, combinado?
4) Temperatura errada da geladeira
Ajustar a temperatura da geladeira conforme o clima e a quantidade de comida lá dentro também é importante. Afinal, se você configurar o refrigerador na temperatura mínima e encher o interior de alimentos, ele não esfriará como esperado. Procure selecionar a temperatura de acordo com esses fatores.
5) Problemas com o termostato
O termostato é uma peça que controla a temperatura do refrigerador, ativando e desativando o compressor. Por isso, caso ele esteja apresentando falhas, pode ser o problema de sua geladeira com defeito. Nesses casos, apenas profissionais especializados no conserto de geladeira podem identificar a origem do obstáculo.
6) Sensor térmico desregulado
Outro causador pode ser o sensor térmico, que funciona junto com o termostato liberando e travando a passagem do ar. Se os seus alimentos estão ficando congelados mais do que deveriam, pode ser um sinal de que a peça está com defeito. Novamente, esse é um trabalho para a assistência técnica de geladeira especializada.
7) Vazamento de gás do congelador
Se a geladeira com defeito não gelar na parte inferior, o gás que passa pela condensadora pode estar vazando. Por isso, caso o filtro da geladeira esteja sujo, pode também entupir e impedir a passagem de gás no resfriamento. Dessa maneira, é preciso acionar um profissional especializado no conserto de geladeira para identificar o gargalo.
8) Resistência queimada da geladeira
O último item da lista é a resistência queimada! Em algumas geladeiras, existe uma placa fria que auxilia no resfriamento. Quando o condensador desliga, uma resistência contida nessa peça esquenta e derrete o gelo ali acumulado.
No caso de ela queimar, a placa se torna incapaz de derreter o gelo e leva a um acúmulo que impede a troca de calor com o exterior. Esse é outro defeito que só pode ser analisado por um técnico.
Como você já observou até aqui, a geladeira com defeito deve ser encaminhada a profissionais especializados. Somente no conserto de geladeira o seu caso será analisado minuciosamente a fim de desvendar o problema, desde a origem. Assim sendo, sempre procure uma assistência técnica de geladeira líder de mercado e foque no que realmente importa.
No blog da Assistência Técnica BH, você pode conferir mais conteúdos úteis para cuidar da sua geladeira.