Sabe quando você está pronto (a) para preparar aquela receita deliciosa no forno, mas ao girar o botão, o forno do fogão não acende? Isso gera muita frustração, não é mesmo?
Mas não desanime! Existem diversos motivos pelos quais o seu forno não acende, e na maioria dos casos, a solução é mais simples do que você imagina. Continue acompanhando o texto para saber o que fazer.
Boa leitura!
Principais motivos para um forno de fogão não acender
O fogão é o coração de uma cozinha. É ele que comanda as refeições, lanches e a rotina da família. Quando ele não funciona, nada acontece. Então, se o forno teimou em não cumprir a sua função, é hora de investigar o problema.
1. Segurança
Segurança sempre em primeiro lugar. Observe bem o ambiente à medida em que você analisa o fogão, afinal, se houver algum vazamento de gás ou problemas na rede elétrica.
- Se você sentir cheiro de gás, abra as janelas e desligue o fogão imediatamente;
- Não tente consertar o fogão por conta própria se não tiver conhecimento técnico;
- Chame um técnico especializado para realizar o reparo.
2. Abastecimento de gás
Primeiro, é preciso descartar que o forno do fogão não acende por conta da falta de gás:
- Certifique-se de que o botijão de gás esteja aberto e com gás;
- Verifique se a mangueira de gás está conectada corretamente ao fogão e ao botijão;
- Observe se há vazamentos de gás na mangueira ou nas conexões.
3. Energia elétrica
Outra questão que também interfere no funcionamento do seu fogão é a falta de energia elétrica.
- Confirme se o fogão está ligado na tomada e se a tomada está funcionando;
- Caso o fogão seja elétrico, verifique se a lâmpada interna do forno está acendendo; Se não acender, pode haver um problema na fiação interna.
4. Acendimento
Se houver algum problema técnico relacionado ao fogão, o manual poderá desvendar o mistério.
- Siga as instruções do manual do seu fogão para acender o forno;
- Utilize o acendedor elétrico ou fósforo, de acordo com o modelo do seu fogão;
- Pressione o botão de acendimento por alguns segundos e gire a válvula de gás.
Se o seu fogão for novo e ainda estiver na garantia (ou ter uma garantia estendida, por exemplo), esse é um ótimo momento para acioná-la. Contate a empresa e explique o caso. Eles irão acionar os técnicos autorizados para solucionar o problema.
Outras causas a serem consideradas
Após tentar descartar os problemas primários de um forno do fogão que não está acendendo, é hora de identificar outras questões:
Porta desalinhada: se a porta do forno não estiver fechando corretamente, a chama pode apagar por falta de oxigênio. Ajuste as dobradiças da porta ou peça para trocá-las se estiverem danificadas;
Vedação da porta danificada: a vedação da porta garante que o calor fique dentro do forno. Se ela estiver danificada, o calor pode escapar e a chama apagar. Troque a vedação se necessário;
Válvula de segurança: se o forno não acender mesmo com o botijão de gás aberto, a válvula de segurança pode estar com defeito. Nesse caso, será necessário trocar a peça por um técnico qualificado;
Piloto: o piloto é a chama que mantém o forno aceso. Se ele estiver apagado, pode haver um problema com a termo cúpula ou com o sistema de ignição. Um técnico poderá te ajudar a identificar e solucionar o problema;
Termostato: o termostato controla a temperatura do forno. Se ele estiver com defeito, o forno pode não acender ou não aquecer corretamente;
Resistência: em fornos elétricos, a resistência é responsável por gerar o calor. Se ela estiver queimada, o forno não acenderá;
Placa de controle: a placa de controle é o “cérebro” do fogão. Se ela estiver com defeito, diversos problemas podem ocorrer, incluindo a falha no acendimento do forno.
Esses problemas podem ser facilmente identificados e solucionados com a ajuda de um técnico especializado. Ele irá oferecer a melhor solução para o caso. Não deixe de informar todos os detalhes do problema para o profissional.
Conte com a Assistência Técnica BH! Nossos profissionais especializados possuem a experiência necessária para atender os clientes da melhor forma possível. Clique aqui para solicitar um atendimento!