O fogão a gás é um eletrodoméstico bastante útil no dia a dia. Mas, poucos sabem sobre o fogão de indução, como funciona e quais as suas vantagens. Além de economia de gás, o aparelho não emite chama de fogo, apenas o calor no cooktop.
Neste artigo, você vai conhecer o funcionamento do aparelho, as vantagens e desvantagens do produto. Boa leitura!
O que é um fogão de indução?
O fogão de indução é como se fosse um cooktop, mas ao invés de funcionar a partir do gás de botijão, ele usa a energia elétrica para conduzir o calor em um campo eletromagnético próprio.
Assim, este fogão não possui chamas como de um convencional, ele aquece a placa e cozinha os alimentos na panela de forma elétrica.
Como ele funciona?
Com a condução do calor através do campo eletromagnético, o fogão de indução é mais prático e permite que os alimentos cozinhem em menos tempo. Além disso, por não ter chamas ele se torna mais seguro e prático, principalmente em uma casa com crianças pequenas.
Imagine cozinhar as refeições rapidamente em casa, otimizar o preparo e ter mais tempo para realizar outras tarefas igualmente importantes? Além disso, a maioria dos fogões de indução possuem uma painel eletrônico para controlar a temperatura e intensidade do calor durante o uso – moderno e prático, né?
Vantagens e desvantagens
Como todo aparelho elétrico, o gasto de energia é diário, já que ele utiliza essa fonte de alimentação para manter o funcionamento. Por isso, vamos listar a seguir as vantagens do fogão de indução:
- Gasto menor de energia, já que o fogão funciona apenas quando a panela própria para o equipamento desliza sobre a mesa de vidro
- Os fogões de indução são mais seguros, evitando acidentes por queimaduras das chamas
- Esses aparelhos são mais fáceis de limpar: chega de sujeira impregnada no fogão!
- Os fogões de indução (cooktop) ocupam menos espaço na cozinha, otimizando o ambiente
- Preparo mais rápido das refeições
Agora, listaremos as desvantagens de se este fogão:
- Não possui forno, ou seja, para assar bolos e outros alimentos salgados é necessário comprar um forno elétrico à parte, gerando uma desvantagem no orçamento
- Necessita de utensílios específicos para uso, tais como panela própria e colheres para mexer os alimentos durante o preparo. E claro, tudo isso tem um custo extra
- O fogão de indução tende a ser mais caro do que o tradicional a gás, o que não é vantajoso para quem está com o orçamento apertado.
Todo aparelho eletrônico possui vantagens e desvantagens, por isso, quando analisamos de perto os dois lados fica mais fácil decidir se é viável ou não ter um fogão de indução em casa.
As panelas e utensílios para o fogão de indução são muito caros?
Como mencionamos anteriormente, o fogão de indução necessita de panelas e utensílios especiais para uso. Nesse sentido, se você já comprou um fogão de indução ou está pensando em ter um, é preciso escolher bem os itens dele:
- As panelas precisam ser antiaderentes
- Feitas de alumínio, ferro fundido ou aço inox
- Cabo metálico e revestimento de silicone
- Colheres, facas ou garfos de alumínio ou com cabo de silicone
Em média, uma frigideira para fogão de indução pode custar cerca de 232,91 reais e uma panela de pressão custa 734,00 reais. Os preços podem ser salgados, mas o uso será constante e durará por muito tempo para quem tem um fogão de indução.
É fácil limpar um fogão de indução?
Para manter a limpeza e integridade dos fogões de indução é algo bem mais fácil e prático do que os modelos convencionais. Isso porque a maioria dos cooktops são feitos de material vitrocerâmico, uma superfície que não impregna sujeira ou partículas de alimentos com facilidade.
Para realizar a limpeza, basta usar um pano úmido e detergente neutro. Passe por toda a superfície do fogão e secar com um pano seco em seguida. Lembrando que antes de realizar a limpeza é necessário desligar o fogão e se certificar de que não há risco de queimadura.
Gostou de conhecer mais um pouco sobre o fogão de indução? Se você tem um fogão que precisa de conserto, chame a Assistência Técnica BH para te ajudar! Clique aqui e solicite uma avaliação.