Utilizar energia elétrica é uma facilidade que possuímos hoje em dia, devido ao desenvolvimento da tecnologia ao longo dos séculos. A conta de energia elétrica, porém, pode ser uma grande vilã no nosso orçamento se não houver um controle mensal desse mesmo uso. Assim, é preciso rever algumas coisas, tais como o uso dos eletrodomésticos. Economizar energia com a geladeira, por exemplo, pode abaixar a sua conta ao fim de cada mês.
É por isso que estamos aqui! Vamos te orientar sobre como economizar energia com o refrigerador da sua casa e, logo, uma parte do seu dinheiro. Acompanhe nossas informações e dicas abaixo, para te auxiliar nessa tarefa, que pode ser bem simples.
Consumo de energia da geladeira
Segundo o Censo 2016 (IBGE) as geladeiras estão presentes em 98,1% das residências do Brasil, sendo um eletrodoméstico facilitador para o cotidiano das famílias. Imagine não conseguir congelar os seus alimentos, ou até mesmo conservá-los em um local refrigerado. Seria muito mais difícil consumir grande parte da comida a qual estamos acostumados.
Justamente por ser tão essencial e facilitar tanto o dia a dia, é preciso saber utilizar a geladeira ao nosso favor. Muitas vezes, porém, o desperdício de energia faz com que a conta aumente de forma gritante ao fim do mês. O que ninguém quer, certo? Afinal, já se sabe que a geladeira é um dos grandes consumidores de energia dentro de casa, o que se agrava se for utilizada com imprudência.
Como funciona a geladeira
Para dificultar a multiplicação das bactérias nos alimentos, as geladeiras com funcionamento normal têm uma temperatura que varia entre 2ºC e 5ºC. Na temperatura ambiente, em torno de 30ºC, as bactérias se multiplicam rapidamente, tornando os alimentos impróprios para o consumo muito mais rápido.
Toda vez que a porta da geladeira for aberta o ar quente irá invadir o seu interior e para retornar à temperatura ideal, abaixo dos 5ºC e dificultar a multiplicação das bactérias (responsável pelo mau cheiro e perda dos alimentos), o compressor entrará em ação para resfriar o ar interno. Para que isso ocorra, muita energia será utilizada!
Como economizar energia elétrica na geladeira?
Aqui estão algumas dicas para a sua geladeira consumir o mínimo de energia possível:
- Não fique abrindo e fechando a geladeira.
- Instale o seu refrigerador no local mais ventilado da sua cozinha, evitando colocar perto do fogão ou áreas em que bate muito sol. Desta forma, ele precisará de menos energia para resfriar.
- Jamais guarde alimentos ou líquidos quentes!
- Fique atento! Você pode adaptar a temperatura do seu aparelho à estação do ano. No inverno, o termostato não precisa estar tão baixo quanto no verão para manter os alimentos resfriados.
- Nunca use as serpentinas que ficam atrás da geladeira para secar roupas ou calçados.
- Não forre as prateleiras com plásticos, pois isso dificulta a circulação do ar frio dentro do seu eletrodoméstico.
- Verifique se a borracha da porta não está velha, pois isso consome mais energia. Caso você necessite trocá-la, nós da Assistência Técnica BH podemos te ajudar no conserto de sua geladeira.
- Não deixe gelo acumulado no freezer. Periodicamente faça a limpeza para que o gelo acumulado não impeça a passagem do ar. Alguns modelos não precisam de descongelamento (frost free), mas todos os aparelhos necessitam de limpeza. Você deve seguir as orientações do fabricante.
- Antes de abrir a geladeira liste mentalmente o que irá precisar e retire tudo de uma vez. Não fique com a porta aberta por muito tempo. Lembre-se que ao fechar a porta a temperatura deverá ser reduzida novamente, consumindo energia.
Enfim, agora que você já conheceu algumas das dicas mais importantes para economizar energia com a geladeira, é hora de colocá-las em prática!
Aqui na Assistência Técnica BH nós temos diversos serviços para facilitar ainda mais a sua vida. Seja conserto de eletrodomésticos ou assistência técnica, procuramos oferecer as melhores soluções para o seu conforto. Assim, entre em contato conosco para mais condições!