Na correria do dia a dia, as refeições são preparadas com agilidade e a cozinha precisa ser organizada de maneira ativa. Com isso, ao terminar de comer e precisar sair para o trabalho, fica a dúvida: posso colocar comida quente na geladeira?
Para não ter dúvidas e fazer o que é certo para conservar o seu refrigerador, continue a leitura!
Colocar comida quente na geladeira estraga o aparelho?
A longo prazo, sim, pode estragar a geladeira. Isso porque a comida quente vai demorar a se resfriar no aparelho, obrigando-o a esforçar-se mais para manter a temperatura fria da geladeira.
Repetir esse processo gerará um mau funcionamento da mesma a cada dia, além de consumir mais energia para resfriar. Por isso, para garantir que o seu refrigerador continue ativo todos os dias, é melhor não colocar comida quente na geladeira ou no freezer.
Colocar comida quente na geladeira prejudica os demais alimentos no interior da geladeira
Além de comprometer o funcionamento da geladeira, colocar comida quente no seu interior prejudica também os alimentos que lá estão, já que serão aquecidos e pouco resfriados ao longo da conservação, podendo gerar a perda dos alimentos.
Guardar uma panela de arroz ou feijão ainda quente do preparo, também leva à mudança de gosto dos alimentos, podendo acelerar o processo de fermentação e da perda dos mesmos (gerando desperdício).
Quanto tempo tenho que esperar para guardar os alimentos na geladeira?
Para a segurança dos alimentos aquecidos e dos que já estão na geladeira, recomenda-se esperar pelo menos duas horas até que os mesmos tenham sido resfriados naturalmente. Aqui, estamos falando em guardar panelas cheias de comida, tais como arroz, feijão, carnes, macarrão, etc.
Como saber se a minha geladeira está gelando normalmente?
A geladeira precisa responder à regulagem manual de temperatura, ou seja: em um dia frio, não é necessário deixá-la no máximo, mas sim, no mínimo. Em dias mais quentes, é preciso aumentar a temperatura para conservar os alimentos e bebidas.
E por falar em temperatura ideal, é necessário avaliar se o seu aparelho está esfriando normalmente. Confira alguns sinais para determinar se a geladeira precisa de atenção:
- O refrigerador apresenta algumas partes quentes, tais como a parte externa ou o termostato
- A temperatura nunca sobe ou não é possível regulá-la
- Presença de gelo no termostato
- Vazamento de água do freezer ou do fundo do refrigerador
- Barulho ou ruídos estranhos do interior da geladeira
- Conta de energia subindo mensalmente (deve-se observar se o refrigerador está puxando muita energia)
Quando a geladeira apresenta algum desses sinais, é preciso analisar de perto. O normal é que o refrigerador mantenha uma temperatura entre 3 e 4 graus (na parte interna) e -15 a -18 graus no freezer (quando a geladeira não está muito cheia).
Se a temperatura ideal não está sendo atingida, é necessário resolver a situação. Uma geladeira que não gela ou produz muito gelo não é funcional, e acaba gastando mais energia do que deveria, gerando até mesmo a perda dos alimentos.
Se há a presença de gelo no termostato, é necessário removê-lo com um pano a fim de liberar o seu funcionamento. Verifique a temperatura que o aparelho atinge após o processo e regule-a se for o caso (mínimo, máximo ou super frio).
Verifique se há algum mau contato na tomada, ou se a voltagem está inferior à capacidade do aparelho. As geladeiras do modelo frost free não precisam ser descongeladas, mas as que não são (as mais antigas) precisam passar por esse processo de forma manual.
Todos esses sinais podem ser observados e resolvidos pelos próprios consumidores, a fim de garantir o bom funcionamento e conservação dos alimentos na geladeira.
E se tiver algum problema com a minha geladeira, o que fazer?
Após tentar resolver e esforçar-se para manter o funcionamento da geladeira, você percebeu que nada disso deu certo. Quando isso acontece, é hora de procurar uma empresa especializada para o conserto de geladeira.
Os profissionais farão uma avaliação minuciosa em todo o aparelho para identificar um ou mais problemas presentes no refrigerador. Na maioria dos casos, é possível trocar peças (termostato ou outras peças), fazer manutenções e assim dar vida nova à sua geladeira.
A sua geladeira está com problemas? A Assistência Técnica BH vai te ajudar! Nossos profissionais estão preparados para avaliar e dar a melhor solução para o seu eletrodoméstico. Conte conosco, contate-nos aqui.