A geladeira precisa de reparo assim, como outros eletrodomésticos, de tempos em tempos. Isso garante o tempo de vida útil dos produtos, evitando que precisemos sempre comprar algo novo.
Existem alguns cuidados básicos que devemos ter com a geladeira para que ela funcione corretamente, e ela mesma indica os sinais de quando está precisando de um reparo. Saiba mais sobre isso aqui!
Quando a minha geladeira precisa de reparo?
Para responder essa pergunta, é necessário saber de algumas informações mais precisas. Olha só:
Tempo de uso da geladeira
Uma geladeira bem conservada pode durar em média, de 10 a 16 anos. Isso porque elas ficam ligadas 24 horas por dia, refrigerando os nossos alimentos.
Mas, algumas marcas podem durar mais do que outras, principalmente se o produto não tiver uma boa conservação e limpeza. Quando precisamos comprar uma geladeira, desejamos que ela dure bastante tempo, não é mesmo?
A marca do produto
É natural que primeiro as pessoas comecem a pesquisar por geladeiras de marca, aquelas mais conhecidas no mercado. Mas, dependendo da marca e do modelo, esses refrigeradores podem ser mais caros.
Portanto, ao escolher uma marca de geladeira, leve em consideração o seu preço, a garantia do produto, as condições de pagamento disponibilizadas pela empresa.
Sinais de que ela precisa de reparos
Depois de um certo tempo, é natural que a geladeira apresente alguns sinais de que precisa de conserto ou pequenos reparos. Se não ficarmos atentos aos sinais, eles podem se agravar de maneira crescente e danificar completamente o produto.
Excesso de barulho
É normal que o refrigerador faça um pouco de barulho derivado do seu funcionamento diário. Mas, quando ele começa a apresentar ruídos em excesso, é sinal de que algo em seu motor não está bem.
Observe se o ruído vem acompanhado de vazamento de óleo ou água, bem como se os alimentos não estão sendo refrigerados corretamente.
Rompimento na tubulação
Durante a mudança de casa ou apartamento, é normal que a geladeira e os demais móveis sofram desgaste. No caso da geladeira, a tubulação responsável por manter o sistema de refrigeração pode se romper, deixando-a ineficiente.
Termostato queimado
Ele é o responsável por manter a temperatura da geladeira em equilíbrio, mantendo os alimentos sempre bem conservados. Se o termostato estiver desregulado, a geladeira pode congelar demais ou de menos – o que também não é algo normal.
O que não se deve fazer com a sua geladeira
Deve-se cuidar da geladeira, assim como todos os móveis e eletrodomésticos na casa para que durem mais. Alguns hábitos feitos no dia a dia podem desgastá-la, diminuindo o tempo de vida útil:
- Colocar roupas para secar na parte de trás da geladeira com frequência;
- Jogar água no congelador para tirar o excesso de gelo;
- Usar objetos pontiagudos para retirar a camada de gelo no freezer;
- Deixar a porta aberta por muito tempo;
- Guardar alimentos quentes na geladeira;
- Não fazer a limpeza periódica;
- Não trocar a borracha da porta, caso esteja desgastada;
- Deixar de ajustar o termostato na temperatura ideal;
- Mantenha sempre à vista o manual da sua geladeira, caso precise tirar alguma dúvida ou solicitar a troca de alguma peça (se ainda estiver na garantia);
Como conservá-la corretamente
A limpeza periódica é ideal para que a geladeira continue funcionando por muitos anos, por isso todos os moradores da casa devem anotar essas dicas e aplicá-las no dia a dia.
- Se a sua geladeira for frost free, não é preciso descongelá-la, mas caso ela acumule muito gelo, veja se ela não está desregulada ou precisa de alguma assistência técnica específica.
- Alguns alimentos não precisam ser conservados na geladeira, pois isso a forçará a trabalhar mais, como por exemplo: cartela de ovos, frutas ainda verdes, alguns legumes, vinagre e etc.
- Verifique se há algum ponto enferrujado de sua geladeira, principalmente na parte externa.
- Vai mudar de casa? Desligue a geladeira uma hora antes de sair, ligando-a novamente uma hora depois de chegar no novo endereço.
- Divida as carnes em potes ou saquinhos no congelador, isso não só facilita a preparação dos alimentos no dia a dia, como também evita que o gelo se acumule em excesso no freezer, além da organização da sua geladeira.
Gostou desse conteúdo? Clique aqui para acessar o nosso blog e confira outros artigos de qualidade para o seu dia a dia! A sua geladeira precisa de conserto e você quer ajuda de assistência técnica? Clique aqui e solicite um orçamento conosco!