Quem cozinha diariamente sabe que a chama do fogão é, normalmente, azul. Se a chama estiver amarela, isso pode indicar algum problema com o seu eletrodoméstico, prejudicando a qualidade do preparo dos alimentos.

Muita gente se pergunta por que a chama é azulada, já que o forno a lenha, por exemplo, cria chamas alaranjadas. Bem, isso acontece porque a chama do fogão é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo, ou gás de botijão. Ou seja, uma reação com o oxigênio.

Quer saber o motivo para a chama estar amarelada e como resolver a questão? Então, é só continuar acompanhando este conteúdo!

Por que a chama do fogão está amarela?

Como já te explicamos, é normal que a chama do fogão fique azul devido à reação entre o GLP e o oxigênio. A cor azulada significa uma chama mais intensa, mais quente. Dessa maneira, há algo de errado quando essa não é a coloração que você encontra na hora de cozinhar.

Quando a chama emite um tom amarelado ou alaranjado, pode ser que a combustão não esteja se completando. O que isso significa, então? O mais provável é que o gás esteja acabando e você precise trocar o botijão!

Basicamente, nesse caso ocorreu um desequilíbrio entre os dois gases, o que tornou o oxigênio predominante. Como a chama amarelada pode queimar o fundo das suas panelas, é essencial notar essa mudança repentina.

O que fazer quando a chama ficar amarela?

Se isso acontecer com você, não se desespere. Antes de mais nada, verifique se os buraquinhos das bocas estão adequadamente limpos. Eles podem entupir após um tempo sem atenção, o que afeta o funcionamento do eletrodoméstico.

Devido ao acúmulo de gordura e tempo de uso, o fogão pode ficar nesse estado e dificultar o acendimento das chamas. Quando isso acontecer, você precisa colocar em prática atitudes para desentupir o seu eletrodoméstico.

Pegue uma agulha ou objeto pontiagudo e passe algumas vezes no acendedor. Dessa forma, você pode retirar as partículas de gordura e desentupir o fogão. Na sequência, faça um teste e acenda as chamas para confirmar se elas continuam ou não entupidas.

Outra dica fundamental é limpar as trempes do fogão com produtos desengordurantes. Assim, use um pano úmido na parte de cima do eletrodoméstico para tirar as marcas de dedos, gordura ou comida que caiu durante o preparo.

Caso isso não resolva, o seu botijão provavelmente necessita de uma troca.

Conserto de fogão em BH

Cuidados com o fogão e o botijão de gás

Para além dos problemas com a chama amarelada, é fundamental manter sempre um olho nos outros aspectos do seu eletrodoméstico.

Seu fogão está com a chama muito alta e, por isso, queimando o fundo das panelas? Bem, você precisa conferir a mesa e os queimadores. Tire alimentos que estejam sujando o equipamento e verifique se os queimadores estão bem encaixados.

Outro fator de atenção deve ser o gás de cozinha: quem nunca ouviu que ele pode ser perigoso e até fatal? Vazamentos e outras complicações podem causar sérios acidentes na cozinha, prejudicando a sua saúde e a de sua família.

Pelo fato de o gás não ter cheiro, os fabricantes adicionam uma substância característica para se houver um vazamento. Dessa forma, fique tranquilo quanto a isso! Se isso ocorrer na sua casa, basta desligar a válvula e deixar o ambiente.

Também é imprescindível manusear os botijões com cuidado, evitando quedas ou pancadas. Deixe-os sempre em lugares arejados e limpos, protegidos do sol e da chuva, combinado?

Consulte um técnico especializado

Se você trocar o botijão da cozinha e nem mesmo isso funcionar, pode ser que o problema seja outro. A chama continua amarelada? Não precisa se preocupar. O caminho mais adequado é entrar em contato com um técnico especializado, um profissional que saberá dar um diagnóstico certeiro sobre o impasse.

Com essa análise, você desvendará se o fogão precisa de conserto ou mesmo ser trocado. Dessa maneira, não hesite em ligar para uma empresa dedicada a esse serviço para ter o seu equipamento de volta, funcionando novo em folha!

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Continue acompanhando o blog da Assistência Técnica BH para mais dicas envolvendo eletrodomésticos.

Acompanhe nossas dicas!

Muitos problemas do seu eletrodoméstico podem ser evitados com conservação correta. Acompanhe nossas dicas e fique por dentro.

Saiba das novidades em primeira mão!

    Reveba as novidades da Assistência Técnica BH

    Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.