Quando as temperaturas caem, queremos tudo quentinho: um chá, café, chocolate, blusas, cobertores, e é claro, um chuveiro com água quente! E é nessa época do ano em que a energia elétrica costuma subir mais, devido também ao uso constante dos eletrodomésticos.
É um cafezinho da máquina aqui, um bolo quentinho no forno elétrico ali, aquecedor ligado à noite…não tem energia elétrica que se mantenha barata ao final do mês, não é mesmo? Mas, calma! É possível economizar energia elétrica com os eletrodomésticos, mesmo no inverno, com as dicas deste artigo. Confira a seguir!
Dica 1: Banhos mais rápidos para economizar elergia elétrica
Sim, eu sei que no inverno é difícil entrar no banho, mas também é complicado sair dele quando a água tá quentinha. Além da conta de luz ficar mais cara no final do mês, gastamos mais água também e isso afeta o bolso.
Então a dica é: tentar tomar banhos mais rápidos e trocar o chuveiro elétrico por um modelo mais econômico e funcional para toda a família.
Dica 2: Geladeira
Ajustar a temperatura interna do refrigerador é uma maneira eficaz de economizar energia elétrica dos eletrodomésticos. E isso inclui abrir a porta da geladeira apenas quando necessário.
Dica 3: Fique atento (a) na hora de comprar um eletrodoméstico
Podem ser lindos, mas se os eletrodomésticos não forem econômicos, a conta de energia acaba pesando no final do mês. Procure os que têm o selo Procel, que garantem a nota A do desempenho dos aparelhos.
Dica 4: Horário de uso dos aparelhos
O horário de 17h30 às 21h é considerado de pico, ou seja, é quando a maioria das pessoas está utilizando aparelhos eletrônicos, o que gera uma sobrecarga na energia e maior gasto de quilowatts.
Dica 5: Máquinas de lavar e secadoras
É uma tentação usar a máquina de lavar e secar semanalmente no inverno, já que a lavadora é prática e funcional. Mas, usar uma máquina cheia toda semana aumenta os custos de água, sabão e claro, energia elétrica. Determine a lavagem de roupas a cada 15 dias ou conforme a necessidade, e assim você economiza mais.
Dica 6: Aparelhos deixados desligados somente a tela
Sabe quando a gente desliga a TV na sala ou deixa algum aparelho em stand-by (só com a tela desligada)? Infelizmente, isso também puxa muita energia e contribui para o aumento da conta de luz. Prefira desligar os aparelhos da forma correta e retire-os da tomada.
Dica 7: Iluminação e luz natural
Se a sua casa bate muito sol, aproveite a luz solar para se aquecer, iluminar o ambiente e evitar acender as lâmpadas dos cômodos. Isso vale também para a escolha das cores da residência, já que o branco favorece a amplitude da iluminação solar no inverno.
Dica 8: Aquecedor
Esse é um dos eletrodomésticos que mais pesam no gasto da energia, correspondendo a um terço do preço pago na conta de luz. Ao invés do ar-condicionado (mais usado no verão), o aquecedor é um dos protagonistas dos dias frios. Para otimizar o uso, é recomendado deixá-lo ligado apenas no ambiente onde a pessoa está.
Dica extra
Observe as tarifas cobradas em sua conta de luz, bem como se a sua região está em crise hídrica (falta de chuva). Isso influencia o preço da sua conta de luz, mesmo que você esteja fazendo de tudo para economizar.
Informe-se sobre as taxas cobradas na companhia de luz da sua cidade e verifique o que é possível fazer para parcelar ou mesmo negociá-las dependendo da quantidade gasta de quilowatts em sua casa.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) criou três bandeiras tarifárias para monitorar a crise de energia no país, que são: verde, amarela e vermelha.
A verde indica que o uso de energia elétrica no país está favorável e não terá aumento. A amarela registra um alerta e aumento da conta e a vermelha indica que a situação é crítica, por isso precisará de um adicional de custos mensal, principalmente em períodos de seca e falta de chuvas persistentes.
Seguindo as dicas que mencionamos aqui, você vai conseguir economizar energia elétrica e outras despesas da casa diariamente. Gostou do artigo? Confira o nosso blog e fique por dentro de mais novidades e dicas funcionais periodicamente.